quarta-feira, 22 de novembro de 2017

A estreia!!! Madeira a Correr - C.Lobos - Funchal

Ora boas minhas máquinas de guerra.

Hoje venho falar-vos de uma nova aventura para mim no mundo do atletismo.
Fiz a minha primeira prova de estrada!!! Uh!! Uh!!
Cartaz da Prova

Já tinha uma vez passado por uma prova deste tipo nos meus tempos de tropa mas era mais uma coisa de brincadeira...
Vou ser sincero, este tipo de provas para mim não me diz nada, nunca atraiu-me em nenhum aspeto e sempre o disse publicamente mas pronto, tava no plano treino e já agora era uma boa maneira de ver do que realmente era capaz.
Pois bem dia 19, como combinado lá estava no coreto em Câmara de Lobos para encontrar-me primeiramente com a equipa para estudar a estratégia da vitória....ahahahah...nem nos meus tempos áureos. 😂
Agora a serio, depois de reunida a malta lá fizemos um ligeiro aquecimento antes do arranque para aquecer o corpo.
Entre este momento e a partida encontrei muita malta amiga dos trails que também fazem este tipo de provas, foi engraçado vê-los neste diferente "ramo" do atletismo.
Ora bem, hora de arranque, pistola ao alto, e bang...
Lá arrancamos, como já previa e também já tinham-me dito que estes arranques são de loucos e este não foi diferente.
Toda a gente quer passar toda a gente, é a loucura!!! Gente pelos passeios, uns pela estrada, tudo o que fosse possível aproveitar para passar aquele "mar" de atletas dava, até eu fiz o mesmo. 😆
Arrancamos bem e logo o relógio apitava com o 1º quilómetro feito, olhei a primeira e única vez para o relógio e vi ritmo de 3:40, bom é melhor nem olhar mais para não assustar-me e siga pá frente, ainda nesta fase (e eu a pensar que ia até bem rápido) via "lebres" a passar por mim como se tivesse parado, impressionante...
Aos poucos e poucos fui ultrapassando um ou outro atleta e rapidamente dei por mim na rotunda do anjo, único abastecimento de água da prova e aí encontrei a parte mais triste da prova. Eram fornecidas garrafas de água aos atletas que era pegar e andar, mas achei uma vergonha e um completo desperdício pois os atletas aceitavam a garrafa, abriam e bebiam 2 ou 3 goles de água e jogavam as garrafas para o chão, uma verdadeira javardice (desculpem o termo) que não tem outro nome porque uns metros mais à frente e à beira de estrada a organização tinha colocado baldes enormes (até o meu filho de 5 anos acertava a garrafa lá) para os atletas ao acabar de beber colocar a garrafa.
Havia essa necessidade e "bruteza" dos atletas jogarem as tais garrafas para o chão?
Outra... Falei em desperdício também pois as garrafas eram de 33cl (se na me engano na medida) e o pessoal nem metade bebia e deitava fora.
Uma ideia AARAM, talvez é mais viável e mais barato colocar em mesa copos de plástico com a água, o atleta vem, pega e segue e assim talvez pouparia-se algo, digo eu e no fim como foi fornecido também as garrafas aí manter-se.
Pronto continuando, passo um, sou ultrapassado por outro e já tou na descida do hotel pestana, desço rápido e decido atacar mal fizesse a zona plana.
Primeiro erro neste tipo de provas, ataquei muito cedo e esqueci-me que fazer mais 1km e meio aqueles ritmos não era a mesma coisa que o trail.
Pois bem, ainda não tinha chegado ao vermelhinho e já o power tinha ido a vida. Toca a dar o que tinha e o que não tinha para chegar à meta, tentei colar-me atrás do Filipe Belo até ao fim a ver se pelo menos conseguia acompanhar e lá deu para chegar ao fim.
Mais um desafio superado e acima das expectativas, bati os meus recordes pessoais por isso só tenho que me sentir satisfeito. 😁
No final 50º posição de masculinos com o tempo de 36m39s.
Tenho que agradecer à equipa ADRAP por terem acreditado em mim e ao mister Tiago pois em 1 mês sinto uma grande evolução e esperemos que continue assim.  😉
Para quem não me conhece eu sou o gajo de t-shirt azul 😄
Foto by: Bruno Abreu


Até uma próxima e vemo-nos por aí. ;)


Abaixo fica o link com os resultados da prova destes "aviões" da estrada.
http://atletismodamadeira.pt/wp-content/uploads/2017/11/1890003_C%C2%AA-Lobos-Fx.pdf

Link de fotos dos atletas:
Bruno Abreu → https://www.facebook.com/pg/brunoabreuphotography/photos/?tab=album&album_id=908675692630257

José Abreu → https://www.facebook.com/josemariosantos.abreu/media_set?set=a.1661816900544181.100000865942270&type=3

Luis Pepe Branco → https://www.facebook.com/luis.branco.1840/media_set?set=a.2403706866521151.1073741986.100006455830843&type=3




terça-feira, 14 de novembro de 2017

Uma alternativa de perder peso... ;)

Ora boas minhas máquinas de guerra... ;)

Já há algum tempo que não digo nada por aqui (peço desculpa por isso) e não só de provas vou falar neste blog.
Desta vez falarei de uma aplicação de telemóvel, também dá para consultar a mesma e utilizar através do PC, essa app dá pelo nome de MyFitnessPal.

Esta app pertence a um conjunto de várias produzidas por uma marca mundialmente conhecida, a Under Armour (quem não conhece a marca, é aquele símbolo que em todos os filmes aparece nas t-shirt´s de alguém a praticar desporto ou algo do género, exemplos: Vingadores, ator The Rock na saga Velocidade Furiosa), em que são tudo apps viradas para o desporto e todo o mundo que o rodeia.
Ora falando propriamente da MyFitness, o objetivo da mesma é ajudar-nos a perder peso.
Antes de mais quero vos dizer que sou de bom dente e por mais que gosto de ser um cadito mais magro e ter um peso ideal e essas coisas todas, eu gosto de comer e comer bem, ponto. :D
Então o porquê eu falar-vos desta app perguntam vocês!!! Porque?
Pois, esta app ajudou-me muito na perda do meu peso (agora uso apenas para controlo), para além do exercício físico praticado claro.
Desde já, devo-vos dizer que não sou nutricionista nem percebo lá muito de dietas, tirando o que vou vendo pela net e porque também há uns anitos atrás cheguei a ser acompanhado por uma nutricionista e isso talvez ajudou-me a usar melhor esta app.
Bom,  tal como tudo na vida que realmente queiramos, esta app para funcionar a 100% requer de nós força de vontade. Posso dizer-vos que com ela poderão comer tudo o que hoje em dia comem, a única diferença é que terá que ser controlado as quantidades.
Ah!!! E não esperem emagrecer sem cortar em algumas coisas, fazer exercício e respeitar o que estará programado para o dia na aplicação senão não chegam lá!!
Comecemos então por explicar o que será preciso fazer.
Quando instalam a aplicação (que poderá ser para sistema IOS ou Android) a mesma irá pedir dados pessoais acerca de altura, idade, peso atual, etc etc.
Depois disso, ela vai perguntar que objetivos pretendem na perda de peso, isto é, quanto querem perder por semana e escolhem o valor pretendido, atenção que quanto mais quererem perder por semana mais sacrifícios irão ter que fazer. ;)
Eu por exemplo nas vezes que a usei estipulei 500g por semana, acho um bom compromisso, atendendo ao facto também que não teria muitos quilos a perder e queria algo sem chegar ao exagero.
Depois disso ela imediatamente irá fazer um calculo e estipular as calorias que poderão ser gastas nesse dia.
Menu principal da app onde informa quantas calorias poderei gastar num dia sem ainda nenhum alimento adicionado.

Agora vem a parte mais chata do programa, ou não.
Cada alimento que compramos como sabem tem um código de barras, inicialmente irão ter que passar o telemóvel nesses códigos de barras para irem adicionando os alimentos que vão consumindo durante o dia, convém ter a net ligada para associar os alimentos senão não ira funcionar.
A maior parte dos alimentos que compramos nos hiper, já se encontram referenciados na app por isso não é muito complicado (até o fiambre comprado a avulso é só passar o telemóvel no código de barras que ele identifica logo, mesmo sendo marca pingo doce/continente), terão é de ter atenção em  alterar os valores, por exemplo, vão beber um copo de leite, fazem a leitura do código de barras e dará um valor de 100ml para aquele leite ou assim, convém ir ao editar o alimento e alterar para o valor pretendente.
Malta, já sei, deverão tar a pensar, "xiiiii isso vai dar uma grande trabalheira", acreditem não da, demora mais escrever isso aqui...ehehehe
Seta Azul - Clicar no icone para fazer as leituras dos códigos de barras dos alimentos.
Seta Vermelha - Opção de procurar o alimento manualmente.

Exemplo de um alimento pesquisado com a sua informação.

Os alimentos que poderão demorar um pouco mais, é o pão por exemplo que terão que pesar as fatias que irão consumir ou assim mas não é nada de especial.
O que dará mais trabalho é inserir refeições/receitas, por exemplo um almoço/jantar mais elaborado. Aí convém criar uma refeição, o método é o mesmo que há pouco em adicionar os alimentos só que aí irão ter que definir em quantas porções será dividida a refeição.
Claro que se comerem arroz com bifes de frango e um cadito de salada não vão criar uma receita pa isso, vá não sejam picuinhas malta. lololol
E depois de inseridas uma vez é só aplicar quando repetem as refeicoes /alimentos, não precisam de criar mais novamente.
Exemplos de receitas criadas já por mim.

Agora vem a parte mais importante de todas e aqui sim ainda mais à risca irão ter que seguir.
Imaginem, têm 2200 calorias para gastar no dia e fizeram um treino de 1000 calorias gastas perfazendo um total de 3200 calorias (xiiii sou mesmo bom a fazer contas xD), vão pensar que hoje podem comer como alarvos, que têm calorias que nunca mais acaba, mas não!! Vocês poderão chegar ao fim desse dia por exemplo depois de tudo o que consumiram ter 400 calorias ainda para gastar e na análise do dia a app informar que não perderam peso nenhum e que talvez até ganharam gramas (atenção que ela ira fazer uma estimativa do vosso peso como se fosse ao fim de um mês), isto porquê?
Porque a base da aplicação serão as calorias mas na mesma e abrindo uma sub pagina irá aparecer todos os componentes restantes importantes na nutrição do ser humano, tais como gorduras, açucares, vitaminas etc etc e mesmo aí terão limites que tem que ser seguidos senão vai dar barraca, ah pois é...



A aplicação tem uma particularidade muito boa, funciona associada ao strava e também ao garmin conect (sei que funciona com outras mais), demora um pouco a carregar os dados para a mesma mas fa-lo de maneira eficaz (aconselho a utilizar a app da garmin com a da fitness pal pois os dados irão ser mais completos para alem de contabilizar passos e os movimentos do dia a dia).
Info do exercicio e da contagem dos passos adicionados automaticamente através do Garmin Conect.

Ah e tal agora pensam, "possa, isto afinal só pa quem tem um relógio xpto é que funciona!!!", mas não, eu quando a comecei a usar não tinha relógio e usava o strava e perdi o peso na mesma (lá está, força de vontade).
E pronto, ficou aqui um breve resumo do que esta app é capaz de fazer/ajudar.
Malta, comigo funcionou/funciona mas tenham atenção que nada faz milagres, isto é apenas uma maneira mais "barata" de perder peso sem gastar grandes dinheiros em nutricionistas, suplementos ou cortar nos alimentos que vocês gostam, mas a força de vontade tem que estar lá e não quer dizer que consultar um nutricionista também não seja necessário dependendo das vossas necessidades e realmente que tipo de dieta pretendam fazer.
Da minha experiência o que posso dizer é que em 2015 quando comecei a praticar trail, andava nos 88/90 kilitos e hoje em dia estou nuns confortáveis 74/75 kilos e tudo á custa da app, de treino físico e acima de tudo, força de vontade.
Qualquer dúvida que tenham e que este esclarecimento não tenha sido suficiente é só contactarem-me, não faço é consultas se é que me entendem... eheheh

Ate uma próxima e vemo-nos por aí. ;)