domingo, 31 de dezembro de 2017

Para trás 2017 e venha o 2018!!!



Ora boas minhas máquinas de guerra.


 Já estamos nas últimas horas de mais um ano passado...

Sei que já não apareço há algum tempo por aqui e entretanto houve boas aventuras que mereciam ser contadas, mas também o tempo ultimamente tem sido escasso e foi um final de ano sempre a abrir.

A nível pessoal foi um bom ano e um final ainda melhor. 

Primeiro MIUT 115, primeiros 100km em bicicleta, primeiro top 10 em provas de trail, primeiro podio, mas também o mais longo tempo parado devido a lesões... :(
A entrada numa nova equipa, a ADRAP, também foi uma das maiores mudanças e para melhor fazendo com que a parte final do ano tivesse sido 100% top, melhorando os treinos a grande escala e entrando numa equipa que é uma verdadeira família.

O ano de 2018 já está aí a porta e venha ele com novos desafios.

Entretanto fica aí um breve resumo da minha época de 2017 onde tudo foram boas recordações e más não existiram, apenas foram situações de aprendizagem. 😉


Que amigos fantásticos que eu tenho. MIUT 115km
USM 55Km




Km Vertical Sao Vicente

Funchal Ecotrail - 40Km





Um Bom Ano para todos e vossas familias e que seja melhor do que passou ou pelo menos igual.

Até uma próxima e vemo-nos por aí. ;)

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O Sálvio em acção!!! Trail Câmara de Lobos 47km 3300d+

Ora boas minhas máquinas de guerra.

Hoje venho falar-vos da prova de Trail de Câmara de Lobos 47km 3300d+, organizada pela ACD Jardim da Serra (mais uma vez de parabéns) que já vai na sua 5ª edição e no seu 2º ano neste formato de percurso.
Prova com misto de rolante com uma secção no seu meio muito técnica já quase a lembrar prova de sky em certas partes do percurso.



Foi a minha 2ª participação nesta prova e a estreia neste percurso, mesmo tendo efetuado o reconhecimento da parte nova ainda ia um pouco à descoberta.
Hoje nao venho falar sobre mim, mas sim sobre um novo atleta e o gajo é bom, Sálvio Cró!!!
"Some say he is a mix of  the football player of benfica with a goat" 😆  (Atençao, para quem percebe a piada e conhece os respectivos lol)
Vá agora a sério, foi uma falha de impressao de dorsais, pelo que disseram que gerou esta confusao e acreditem pessoal, houve malta bem pior que eu...

Dorsal do famoso atleta...

Esta prova teve quase para não começar devido ao mau tempo que tinha estado na 6ª feira mas chegado ao sábado e com inicio previsto para às 06 a prova teria mesmo que atrasar uma hora devido a um reunião entre a proteção civil e a organização afim de confirmar realmente se existia as condições mínimas necessárias para a realização da prova.
Claro que esta situação fez a malta já perder um pouco daquela "pica" inicial mas ao chegar à hora de arranque o pessoal já queria era "comer" terra. Hehehe
E lá arrancamos para a prova, tentei logo acompanhar aquele grupo inicial, rapidamente o João apanha-me e vamos os dois naqueles primeiros metros e logo me diz que vamos a um ritmo de 3:48!!! O que? Mas vamos a fazer o madeira a correr ou uma prova de trail de 47km?!
Bom ainda bem que rapidamente começa a surgir as primeiras subidas e logo de inicio algumas delas são bem inclinadas fazendo com que a malta acalme a cavalagem...lol
Olho em frente vejo que estou a conseguir acompanhar a malta da frente não perdendo muito tempo, a estratégia a aplicar seria tentar acompanhar aquele ritmo até à boca dos namorados e daí para a frente ver o que se conseguia fazer.
Rapidamente ouço o público que se encontrava no miradouro a puxar pelos atletas, olho para o relógio e verifico que estou abaixo de 1h ao chegar lá.
Para minha admiração chego fresco e a sentir-me bem, portanto agora começa a descida, vamos lá gerir da melhor forma possível por várias razões, 1ª descida (de várias) da prova, descida muito técnica e manhosa e aqui não se ganhava nada e só tinha a perder. No entanto tentei também não ir a pisar caracóis...lol...nesse instante e ainda a "acertar" o ritmo da descida passa por o Flávio Vieira praticamente a voar, fonix, pensei para mim "se falha Flávio já foste", eu consigo descer assim mas aquele ritmo já ficava no curral sem pernas depois para o resto da prova... heheheh
Aqui aquele grupo que tinha começado a prova já ia um pouco mais disperso mas sem grandes diferenças de tempos entre nós e por minha admiração não via os primeiros muito longe.
Chegados ao centro do Curral toca a fazer uma das partes que gosto menos da prova, já onde também é utilizado na prova do MIUT, a secção desde o centro do curral até ao Colmeal, zona muito longa (demasiado) sempre em alcatrão.
Rapidamente chego ao abastecimento juntamente com o Carlos Pereira e por minha admiração ainda vejo o Caldeira (líder na altura) ainda no mesmo, o Magno a sair do posto e Flávio mais à frente.
Penso para mim, ou vens muito rápido Cró ou então o pessoal vai todo na gestão (claro que na minha cabeça a primeira ideia era a que se imponha e já ia a calcular onde seria o estoiro ahahahah).
Encho as flasks, como muito bem e bora à luta, ainda arranco com o Carlos do abastecimento segundos antes do Caldeira mas logo o homem mete as canelas em ação e lá vai ele à caça.
Eu mantenho-me naquela toada, agora vinha a subida até às Torrinhas e aí já sabia o que a casa gasta.
Gestão e mais gestão mas sempre com um ritmo certo, minutos depois dou por mim a afastar-me do Carlos e a ver o Magno, estranho, passito a passito apanho o Magno e vejo que não poderia ir a 100%, passo por ele já quase nas torrinhas no entanto sabia que ele não viria muito atras, nem ele nem o Carlos também... Mais uma fatia comida e ainda a sentir-me apenas mais ou menos bem, uma ligeira lesão que tinha tido no inicio da semana e sem estar recuperado a 100% começa a dar sinais (nada que afectasse ainda o ritmo). O mais estranho mesmo de tudo neste momento é sentir o lado esquerdo do peito muito molhado, estava bastante suada mas estava a achar muito estranho aquela situação.
No abastecimento do Pico Jorge descubro o problema, e antes de mais, de valor aqueles 5/6 pessoas que se encontravam naquele abastecimento, pois mesmo sendo de líquidos a localização do abastecimento não é pera doce. Mas pronto, o problema, uma Flask rota!!!! Ainda a enchi mas verifiquei logo que aquela água não iria durar muito. Entretanto e com esta situação já o Magno e o Carlos chegam juntos ao abastecimento e arrancamos os três. Aqui pensei que seria bom tentar acompanhar o ritmo deles, se possível, pois esta secção até ao Pico Grande é bem durinha e espetacular ao mesmo tempo, a melhor da prova sem dúvida e ter companhia nesta altura seria muito bom numa questão de gestão física e psicológica.
E lá fomos nós, aí soube que os tais problemas do Magno seriam as famosas caimbras e ainda muito ele aguentou, na última subida para o Pico a tal com o nome de Caroço (acho que o nome diz tudo) o Magno cedeu terreno e já na descida até á Boca da Corrida já só ia eu e o Carlos. Fomos sempre juntos a partir daí a puxar sempre um pelo outro mas a pensar também no que faltava. Nessa zona começa também para mim princípios de caimbras que lá tentei aguentar e gerir até ao abastecimento.
Já na Boca da Corrida alimento-me bastante bem, sal pela goela abaixo e "arrenca Carlinhos".
Desde já agradeço a ajuda do Vítor nesse abastecimento (uma grande máquina dos trails que neste momento está parado mas quando e se um dia voltar vai deixar provavelmente a sua marca).
Rapidamente apanho novamente o Carlos (uma máquina) e decidimos ir os dois a partir daqui, não o conhecia até esta prova mas a partir deste momento tornou-se um bom companheiro das corridas.
Decidimos ir os dois o máximo que pudéssemos juntos e quem chegasse melhor à parte final da prova ia embora.
Fomos sempre puxando um pelo outro, mais ele que eu já mostrava sinais de sofrimento derivado aqueles rimos desconhecidos para mim.
Tirando aquela subida depois da quinta eram tudo zonas bastante rápidas até à Levada do Norte e rapidamente já nós estávamos lá.
A partir daqui noto que o Carlos estava com um ritmo que não era o meu e metro a metro lá foi ele distanciando-se até ao Cabo Girão, a perna voltava direita (a da lesão) começava a mostrar sinais do esforço e já não queria colaborar a 100% mas, como a equipa diz, #aguentaenaochora.
Exteriormente parecia o maior... Interiormente todo rotinho... 😆
Metros antes do Cabo Girão recebo palavras de incentivo das primeiras caras conhecidas, primeiramente o Freitas a puxar por mim. Olha para mim e a apontar para sua cabeça pergunta-me "Cró vens bem?" e eu "Epah cabeça OK perna KO" lol e lá foi arrastando-me até ver o abastecimento lá ao fundo e a ouvir uma voz "Cró bora!!!!", olho em frente e vejo o Ricardo Gonçalves vir ao meu encontro, rapidamente pergunta-me se preciso de algo, digo-lhe para encher a única Flask que ainda tinha "sobrevivido" e tento rapidamente chegar ao abastecimento.
Aí ainda apanho novamente o Carlos que ainda puxa por mim para ir com ele e lá fui eu novamente a tentar.
Agora descida rápida até à Caldeira e logo aí lá vai o Carlos novamente embora, já não dava mais...
Lá chegamos ao último empeno, aquelas famosas escadas, jasuuuu, depois de mais de 40km e ainda levar com aquilo é dose e lá estava no topo o Ricardo novamente a puxar por mim, ao chegar ao pé dele diz para manter que o o Timóteo vinha atrás mas a 15m... A partir daí foi sempre num rolar médio/baixo quando podia e gerir apenas o tempo até à meta.

No fim e com um tempo de 6h30m49s termino a minha prova com um inesperado e fantástico (para mim) 4º lugar à geral e 3º lugar no escalão Sénior. Hehehehe
Como sempre tudo isto possível graças ao apoio da minha mulher que agora e ainda mais permite que consiga treinar, família e amigos (que como sempre sabem quem são) que apoiam-me tanto nos momentos bons como maus,  equipa ADRAP e ao seu mister Tiago Silva que ultimamente têm permitido que eu consiga evoluir e sentir que ainda é possível mais, "and last but not the least"à família Xuxas (nunca pensei ter sido tão bem recebido neste seio). Um muito obrigado a todos vocês.
Grão a grão malta... Grão a grão... ;)

Eu sou o gajo todo bonito da direita e todo feliz da vida😂


Até uma próxima e vemo-nos por aí. ;)

Abaixo ficam os 3 melhores atletas em cada prova. ;)